Etanol: Preços

[Cepea] Mercado paulista de etanol tem maior liquidez na semana


Cepea/Esalq - 28 jan 2020 - 09:00

O mercado paulista de etanol registrou maior liquidez na semana passada, conforme apontam pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP. O total de etanol hidratado captado pelo Cepea cresceu quase 75% em comparação à semana anterior.

Esse cenário foi acompanhado de pequena queda nos preços. Entre 20 e 24 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado (preço ao produtor) fechou a R$ 2,0618/litro (sem ICMS e sem PIS-Cofins), pequena queda de 0,33% em relação ao da semana anterior. O Indicador Cepea/Esalq do anidro foi de R$ 2,2545/litro (sem PIS-Cofins), baixa de 0,57% no mesmo comparativo.

Algumas distribuidoras consultadas pelo Cepea voltaram às compras para reposição dos estoques no período de voltas às aulas e também com a proximidade do Carnaval. Boa parte das usinas, por sua vez, manteve o preço de venda ou, em casos pontuais, vendeu por motivos financeiros ou mesmo de tancagem. Esse pequeno aumento na oferta foi um dos fatores que pressionou ligeiramente as cotações.