PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Etanol: Preços

Efeito da variante ômicron no petróleo pode atingir etanol, diz Bioagência


Agência Estado - 01 dez 2021 - 10:46

Caso a variante ômicron da covid-19 continue pressionando o petróleo, o preço do etanol também pode recuar, afirma o diretor da Bioagência, Tarcilo Rodrigues. “A queda do petróleo leva à perspectiva de reajuste de preços da gasolina, afetando a competitividade do etanol”, disse.

O executivo acredita que o balanço de oferta e demanda do biocombustível está ajustada, mas que os preços podem se adaptar a fatores como petróleo e dólar. “O câmbio ainda tem uma certa resiliência, mas o petróleo caindo abre espaço para a Petrobras ajustar a gasolina dentro da sua política de preços”, afirmou.

Ele reforça que a política atual da estatal acompanha a cotação internacional. “Como a paridade ficou um pouco defasada nos últimos meses, talvez haja uma demora maior para ajustar a gasolina, mas se a queda do petróleo persistir e a cotação do óleo mudar de patamar, a Petrobras reajusta a gasolina, e aí afeta o etanol”, pondera.

O petróleo vem se desvalorizando nos últimos dias por uma série de fatores. Além da variante ômicron, há também dúvidas com relação aos estímulos monetários do Federal Reserve (Fed), a liberação de reservas dos Estados Unidos e incertezas sobre as medidas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x