PUBLICIDADE
ARMAC
Etanol: Mercado

Etanol deve começar a subir com aproximação da entressafra, aponta Rabobank

Especialista do banco analisa as alterações recentes no mercado de combustíveis e suas consequências a curto e longo prazos


NovaCana - 03 ago 2022 - 15:59

Nos últimos meses, diversos fatores mexeram com o mercado de combustíveis: o teto do ICMS de 18%, a lei que demanda uma tributação competitiva para biocombustíveis, dois anúncios de redução do preço da gasolina pela Petrobras – sendo um de 4,9% e outro de 3,9% – e o adiamento do cumprimento das metas do RenovaBio por parte das distribuidoras.

Apesar disso, nada deve mudar em relação à sazonalidade dos preços do etanol. Para o chefe da área de pesquisa setorial do Rabobank Brasil e especialista no setor sucroenergético, Andy Duff, é quase uma certeza que o preço do biocombustível deve começar a subiu no último trimestre deste ano, com a chegada da entressafra.

Ele ainda relembra que, pelo menos de acordo com as regras atuais, os impostos federais voltarão a incidir tanto sobre a gasolina quanto sobre o etanol a partir de 1º de janeiro de 2023.

“A soma desses fatores deve trazer um aumento significativo no preço na bomba para a gasolina e em menor grau para o etanol, já que o valor dos impostos é mais elevado no caso da gasolina”, destaca Duff no podcast do banco, chamado Foco no Agronegócio. As circunstâncias criam uma vantagem competitiva para o renovável: “Sem dúvida, esses fatores devem pesar nas deliberações das estratégias de comercialização do etanol nas usinas”.

Confira mais detalhes da análise do especialista na versão completa deste texto, restrita aos assinantes do NovaCana


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE BASF GIGA INTERNAS BASF GIGA INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x