Consumo de etanol se mantém acima de 1,5 bilhão de litros em agosto [30 gráficos]
No acumulado anual, demanda pelo biocombustível está 16,9% abaixo do volume registrado entre janeiro e agosto de 2019
O impacto da pandemia de covid-19 no setor de combustíveis segue presente nos resultados mensais divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ainda que a queda na comparação anual não seja tão grande quanto a registrada em meses como abril e maio, agosto terminou com uma redução de 11,8% no consumo de combustíveis do Ciclo Otto.
Conforme números publicados ontem (30), o total consumido no mês foi de 4,04 bilhões de litros – um ano antes, o montante chegava a 4,58 bilhões. No acumulado do ano, por sua vez, o consumo chegou a 30,89 bilhões de litros, o que representa uma queda de 12,3% ante os 35,22 bilhões registrados entre janeiro e agosto de 2019.
O mercado do etanol hidratado segue registrando um impacto superior em comparação com a gasolina. Em agosto, 27,4% do volume abastecido em automóveis com motores do Ciclo Otto foi do biocombustível; um ano antes, este índice era de 28,86%.
Com isso, o consumo de etanol somou 1,56 bilhão de litros no mês, ficando 16,3% abaixo dos 1,87 bilhão vistos em agosto de 2019. Ainda assim, este é o resultado mensal mais elevado desde os 1,77 bilhão de litros observados em fevereiro deste ano.
No acumulado do ano, a demanda por etanol chegou a 12,04 bilhões de litros. Por mais que esteja 16,9% abaixo dos 14,49 bilhões vistos no mesmo período do ano passado, este é o segundo resultado mais alto já registrado pela ANP.
Por sua vez, o consumo acumulado de gasolina é de 22,37 bilhões de litros – queda de 10,4% na comparação anual. Em agosto, a demanda foi de 2,93 bilhões, 9,9% abaixo do resultado de um ano antes.
Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol do país, o hidratado correspondeu a 49,75% do volume abastecido em agosto ante 50,25% em 2019. Isso representou 828,87 milhões de litros e uma queda de 15,3% no volume na comparação anual – abaixo do índice nacional, de 16,3%, mas acima da queda média para o Ciclo Otto no estado, que foi de 14,5%.
novaCana DATA (exclusivo assinantes)
Renata Bossle – novaCana.com