Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol do Centro-Sul estão 8,4% acima de um ano antes [21 gráficos]

A um mês do início da safra de cana-de-açúcar e em meio a uma alta nos preços dos combustíveis, volume armazenado é de quase 4 bilhões de litros


NovaCana - 11 mar 2021 - 10:23 - Última atualização em: 11 mar 2021 - 13:08

Os estoques de etanol do Centro-Sul mantiveram o ritmo de queda que vem sendo observado durante a atual entressafra de cana-de-açúcar na segunda metade de fevereiro. Mas, mesmo com uma redução acima de 1 bilhão de litros, o montante armazenado está 8,4% superior ao registrado um ano antes.

Conforme dados divulgados na terça-feira, 9, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as usinas da região possuíam 3,92 bilhões de litros do biocombustível em seus tanques no dia 1º de março. Deste total, 2,29 bilhões são de etanol hidratado e 1,63 bilhão de anidro, caracterizando altas anuais de 15% e 0,3%, respectivamente.

Esta é a primeira vez desde 1º de janeiro que a posição dos estoques de anidro do Centro-Sul está acima da registrada um ano antes. Em meio a uma alta nos preços e a uma paridade de importação fechada no Norte-Nordeste, a oferta do biocombustível vem sendo acompanhada com atenção pelo setor.

Ainda assim, em São Paulo – maior estado produtor e consumidor de etanol –, os estoques de anidro estão 13,2% abaixo da posição registrada há um ano, com 1 bilhão de litros. Os tanques de hidratado, por sua vez, estão 15,5% mais cheios, alcançando 1,37 bilhão de litros.

Em sua mais recente divulgação quinzenal dos números da safra, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) comentou a relação entre oferta e demanda, afirmando que não há risco de desabastecimento.

A entidade reforçou que, apesar da produção de etanol até 1º de março estar 8,5% menor em relação ao mesmo período da safra anterior, o estoque do biocombustível no Centro-Sul permanece acima do registrado em igual período de 2020.

Segundo a Unica, este volume é suficiente para atender ao período de entressafra, mesmo considerando a possibilidade de um início atrasado para a próxima temporada. A expectativa é que 156 usinas estejam operando até a conclusão da primeira quinzena de abril – na safra atual, este número era de 178 unidades.

“Em relação às vendas de fevereiro, o estoque de anidro nas usinas representava cerca de dois meses de consumo no início de março. No caso do hidratado, a proporção era equivalente a 1,25 mês de vendas”, enumera o diretor técnico Antonio de Padua Rodrigues. “Os valores estão dentro do necessário para o abastecimento no último mês de entressafra”.

etanol 01 total block 010321

etanol 04 total estados block 010321

etanol 02 anidro block 010321

etanol 04 anidro estados block 010321

etanol 02 hidratado block 010321

etanol 04 hidratado estados block 010321

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

Renata Bossle – NovaCana


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x