BASF
Cana: Safra / Moagem

Estimativas iniciais para 2020/21: Clima influencia negativamente a produtividade dos canaviais

Mesmo com expectativa de maior moagem nesta e na próxima safra, qualidade da cana-de-açúcar segue em baixa


novaCana.com - 08 out 2019 - 09:43

A influência do clima é determinante para o sucesso de uma lavoura e serve como base para as estimativas e previsões de colheitas futuras. No caso dos canaviais, as variações climáticas deste ano tiveram impactos que vão repercutir nos números finais da safra 2019/20 e nas possibilidades para a 2020/21.

A queda de temperatura registrada no início de julho – inclusive em regiões predominantemente quentes, como a de Ribeirão Preto – teve incidência direta na qualidade da matéria-prima, podendo comprometer o acúmulo de sacarose na planta, que é essencial para a produção de açúcar.

O analista da Agroconsult, Fabio Meneghin, afirma que, para a safra 2020/21 – que começa em abril do ano que vem –, as chuvas no início da moagem deste ano ajudaram na rebrota da soqueira, especialmente em São Paulo. Além disso, as precipitações de agosto animaram os produtores, que investiram no mercado de insumos e pensaram no plantio, mesmo que setembro tenha sido “inesperadamente seco”.

“A primavera é um período crucial para o desenvolvimento da cana considerando os índices de vegetação, então eles devem ser observados nos próximos meses, pois poderão demonstrar o potencial que a cana vai entregar na próxima safra. Claro que as chuvas de verão também têm uma grande contribuição nisso, mas é justamente este arranque na soqueira que mostra para a gente o potencial da safra para o próximo ano”, explica Meneghin.

As declarações fizeram parte de um painel sobre perspectivas de safra realizado na NovaCana Ethanol Conference, que aconteceu dias 16 e 17 de setembro, em São Paulo.

Confira, na versão completa, as previsões para a produtividade nesta e na próxima safra, as possibilidades do direcionamento do mix e as primeiras estimativas para 2020/21.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR