Cana: Plantio

Canavial de excelência: As usinas com as melhores práticas no campo em 2019/20


novaCana.com - 05 mar 2020 - 09:38
Funcionários da Pedra Industrial, que alcançou a primeira posição no ranking, em treinamento que antecedeu o plantio de cana da safra 2019/20

A relação entre produtividade, idade e variedade do canavial é direta. De acordo com o consultor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rubens Braga, essa informação é incontestável.

Considerando que as sucroenergéticas estão sempre procurando formas de melhorar sua situação financeira – diminuindo dívidas, aumentando a geração de caixa e tendo lucro com seus produtos –, é importante que seja feito um investimento no campo. Afinal, o canavial é a origem de tudo.

O IAC realiza, anualmente, um Censo Varietal em diversas unidades do Centro-Sul, a fim de entender o que está sendo plantado, e como, nos canaviais da região. O objetivo é levantar informações sobre as áreas e as variedades presentes no maior número possível de unidades produtoras de cana-de-açúcar no Brasil.

Na safra 2019/20, foram pesquisadas 217 unidades, que equivalem a 5,8 milhões de hectares – o que configura o censo como o maior do país.

Além disso, no processo de coleta de dados, a equipe também verifica os canaviais que mais se destacam em relação às suas práticas. Em meio à massiva utilização de variedades antigas, cortes cada vez mais tardios e práticas inadequadas, é importante reconhecer as usinas que estão fazendo um bom trabalho no campo.

Para isso, o IAC concedeu, pelo quarto ano, o Prêmio Excelência no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar. A honraria destaca as unidades produtoras e associações de fornecedores com menor Índice de Atualização Varietal (IAV) e menor Índice de Concentração Varietal Ajustado (ICVA), na média dos rankings.

A nível nacional, a usina premiada foi a Buriti, do grupo Pedra Agroindustrial, localizada em Buritizal, na região de Ribeirão Preto (SP). Já a usina Santa Maria, do grupo J. Pilon, perdeu a primeira posição conquistada nas três edições anteriores justamente por causa do seu ICVA.

Em relação aos estados, São Paulo se destaca, e o Paraná figura no ranking pela primeira vez.

Confira, na versão completa, os destaques do Prêmio Excelência no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar referente à safra 2019/20, com as notas das usinas, mesorregiões paulistas e estados do Centro-Sul.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR