BASF
Açúcar: Exportação

Exportações de açúcar caíram 25% em 2018, mas Raízen mantém dianteira [ranking]

Brasil exportou 18,67 milhões de toneladas da commodity em 2018; ranking traz volume por companhia


novaCana.com - 31 jan 2019 - 11:00 - Última atualização em: 06 fev 2019 - 10:17

Seis milhões e duzentas mil toneladas: este é o tamanho da queda no volume de açúcar exportado pelo Brasil em 2018 em relação ao ano anterior. Uma redução nessas proporções – mais especificamente, de 25% – trouxe impactos significativos para as principais companhias exportadoras da commodity no país.

Ainda assim, mesmo com mudanças no ranking geral do segmento, as lideranças se mantiveram, com Raízen e Copersucar representando 20% do volume total comercializado.

Os principais motivos da queda são bastante conhecidos: a elevada oferta da commodity no mercado internacional, resultando em preços desfavoráveis; usinas com dificuldades financeiras, o que limitou investimentos nos canaviais e na indústria; e a maior competitividade do etanol nos postos.

A redução foi agravada pela seca que assolou as principais regiões produtoras do país e até pela greve dos caminhoneiros, em maio, que encareceu insumos e prejudicou a produção no período.

Apesar disso, o volume inferior da produção de açúcar no Brasil transformou a safra global, que seria gigantesca..., em apenas enorme. Uma quantidade ainda maior vinda dos canaviais brasileiros empurraria os preços da commodity mais para baixo, piorando a situação das usinas. Assim, neste cenário, as companhias puderam concentrar a produção no etanol, que atingiu 64,5% do direcionamento da matéria-prima em 2018/19.

exp açucar bruto destinos anual2018 BLOCK

Confira, na versão completa:

- Ranking das 30 maiores exportadoras de açúcar em 2018
- Histórico e detalhamento das exportações das cinco maiores empresas, incluindo principais tradings, portos de saída e destinos
- Números completos da exportação brasileira de açúcar em 2018, incluindo dados por porto e por principais destinos

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou