Açúcar: Exportação

EUA aumentam cota de importação de açúcar em 90,1 mil toneladas


Reuters - 26 ago 2021 - 08:50

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 25, que aumentará sua cota de importação de açúcar com tarifa menor para o ano fiscal de 2021 em 90,1 mil toneladas (valor bruto), à medida que tenta aumentar o fornecimento no mercado interno.

O representante de comércio dos EUA também disse que permitirá que esse volume adicional entre no país até 31 de outubro, um mês depois do normal. O ano fiscal dos EUA termina no final de setembro.

Com o acréscimo da chamada cota TRQ, o volume total que entrará nos Estados Unidos com tarifa mais baixa passará para 1,2 milhão de toneladas, mais do que o volume que o país acertou nas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), que é de 1,11 milhão de toneladas.

Esta é a segunda medida do governo dos Estados Unidos em cotas de importação de açúcar em dois meses. Em julho, ele já havia realocado parte das cotas de importação da TRQ para outros países, pois alguns dos titulares originais das licenças não entregaram o produto.

A República Dominicana terá a maior parcela da cota adicional de baixa tarifa, com 19 mil toneladas, seguida pelo Brasil e pela Austrália.

O aumento das cotas de importação de açúcar ocorre em um momento em que os contratos futuros de açúcar para o mercado doméstico dos Estados Unidos estão próximos dos maiores níveis em nove anos.

Os preços do açúcar nos EUA estão muito mais altos, quase o dobro dos preços de referência internacionais, porque o governo protege a indústria doméstica.

Marcelo Teixeira


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x