Cogeração de energia

Cogeração de energia

Usina Lasa recebe incentivo fiscal para melhorias em unidade de bioenergia

O período de execução do projeto é de 27 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2023


NovaCana - Publicado: 21 Out 2022 - 10:30

A Usina Lasa, do grupo Lasa Lago Azul, localizada no município de Ipameri (GO), deve obter benefícios fiscais para serem aplicados em sua unidade de geração de energia. A habilitação ao Regime Especial de Incentivos para Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 17.

O período de execução do projeto, conforme o texto, é de 27 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2023.

Com o benefício, os impostos PIS/Pasep e Cofins não serão cobrados da unidade por cinco anos. Assim que a participação no projeto for concluída, a usina deverá solicitar o cancelamento da habilitação sob risco de multa caso isso não ocorra.

A decisão foi assinada pelo auditor-fiscal da Receita Federal, Tiago Luiz Arruda, e já está em vigor.

Em 2021, a Lasa produziu 23,53 megawatt-hora e, de janeiro a julho de 2022, 11,32 MWh. Conforme noticiado pela Reuters, a empresa foi uma das duas sucroenergéticas vencedoras do leilão A-5, e deverá realizar investimentos de R$ 130 milhões. Embora também tenha vendido energia a R$ 353/MWh, a companhia comercializou um volume menor, de 753,88 GWh, ainda segundo a reportagem.

Gabrielle Rumor Koster – NovaCana