Açúcar: Exportação

Açúcar: Exportação

Rússia enfrenta aumento dos preços do açúcar e escassez; tradings desviam desembarques


Reuters - Publicado: 05 Abr 2022 - 14:50

Empresas de commodities começaram a desviar os embarques de açúcar da Rússia, segundo fontes do setor e dados de transporte. A medida é destinada a aumentar ainda mais a alta dos preços domésticos e aumentar a pressão sobre o governo russo para esfriar a inflação de alimentos.

A Rússia precisava de importações de açúcar este ano após dois déficits sucessivos na safra de beterraba. Assim, a interrupção dos embarques resultará em desabastecimento, uma vez que o país luta para comprar açúcar e outros produtos básicos, disseram especialistas do setor.

O açúcar é amplamente utilizado na Rússia, inclusive para preservação de frutas e fabricação de vodka.

Muitos russos estão estocando o adoçante e outros produtos básicos depois que sanções ocidentais sem precedentes foram impostas a Moscou, após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, e atingiram o rublo e elevaram os preços dos alimentos.

A vice-primeira-ministra da Rússia, Viktoria Abramchenko, disse à TV estatal Rossiya 1 na quarta-feira que o país tem estoques de açúcar suficientes para atender à demanda antes que a nova safra de beterraba chegue em setembro.

Mas os dados da indústria apontam para um aperto, pois as duas últimas safras de açúcar da Rússia ficaram abaixo das 6 milhões de toneladas necessárias. Essa crise na oferta será exacerbada, dizem os especialistas, se os embarques de açúcar para a Rússia continuarem restritos.

“É difícil”, disse o executivo de uma das maiores casas de comércio de softs commodities do mundo. De acordo com ele, mesmo que um cliente use um banco russo não sancionado, a depreciação do rublo tornou o comércio proibitivamente caro, com as seguradoras aumentando os prêmios para os navios que vão para o Mar Negro.

Duas fontes do setor disseram à Reuters que a trading Sucden recentemente desviou dois carregamentos de açúcar bruto sul-americano com destino à Rússia. A Sucden se recusou a comentar.

As fontes não deram mais detalhes, mas dados da indústria mostram que um navio chamado Osiris, fretado pela Sucden e carregado com 43 mil toneladas de açúcar bruto brasileiro estava originalmente destinado à Rússia – agora, no entanto, ele está indo para a baía de Vatika, na Grécia.

Outro navio, chamado Argyroula, foi fretado pela Sucden e carregava 33 mil toneladas de açúcar bruto mexicano. Neste caso, o destino mudou da Rússia para Riga, na Letônia.

A trading Louis Dreyfus Company disse à Reuters que seu navio Pu Lan Hai, que deixou o Brasil no final de fevereiro com 45 mil toneladas de açúcar bruto destinado à Rússia, agora deixará parte da carga no Egito e o restante na Geórgia.

Em uma tentativa de aliviar a inflação dos preços do açúcar antes da guerra, as autoridades russas estabeleceram uma cota isenta de impostos para 300 mil toneladas de importações de açúcar branco e bruto. Desde então, proibiram as exportações de açúcar até 31 de agosto.

As medidas ainda não deram frutos. Dados oficiais mostram que o índice de preços ao consumidor do açúcar na Rússia subiu 46% entre 1º de janeiro e 25 de março.

Até agora, a Rússia recebeu 44 mil toneladas de importações de açúcar bruto como parte da cota definida no início deste ano.

Traders dizem que o país tem apenas alguns meses para preencher o restante da cota porque as usinas russas serão obrigadas a processar a própria safra de beterraba depois disso.

“Alguns volumes continuarão indo para a Rússia, as pessoas encontrarão caminhos, mas não acho que os negócios continuarão como de costume”, disse um representante de uma das maiores casas de comércio de açúcar do mundo.

De acordo com o chefe de análise da Czarnikow, Stephen Geldart, os estoques russos de açúcar estão em níveis criticamente baixos e o país corre o risco de escassez localizada se não houver importações.

Enquanto isso, o Serviço Federal Antimonopólio da Rússia (FAS) renovou seus esforços para manter os ganhos do preço do açúcar sob controle.

A empresa iniciou uma investigação no mês passado sobre a produtora de açúcar Prodimex, acusando-a de “coordenar ilegalmente a atividade econômica” de varejistas, o que levou a um aumento nos preços.

No início deste ano, a FAS concordou com os produtores de açúcar para manter os preços no portão de fábrica não superiores a 47 rublos (US$ 0,5378) o quilo, disse Geldart, mas o acordo aparentemente não conseguiu aliviar a inflação dos preços do açúcar.

Maytaal Angel