Quaisquer reduções de estimativas para a produção de açúcar na Índia devido à seca podem levar a uma alta dos preços globais do açúcar, ampliando um rali que tem sido alimentado pelo aumento de estimativas de déficit global, disseram operadores nesta segunda-feira.
Eles disseram que a produção na Índia em 2015/16 pode ser significativamente menor que as estimativas atuais, sugerindo que há espaço para um déficit ainda maior nessa temporada.
A comercializadora de commodities Czarnikow, por exemplo, revisou para cima sua estimativa de déficit global na temporada 2015/16 para 11,4 milhões de toneladas na semana passada, disparando uma elevação nos contratos futuros do açúcar bruto, mas alguns veem sua estimativa para a safra da Índia de 29 milhões de toneladas como ainda muito alta.
Operadores disseram que está surgindo um consenso de que a safra pode ser de cerca de 25,5 milhões de toneladas. "Se eles reduzirem o número da Índia, o déficit seria significativamente maior", disse um operador sênior europeu.
Os temores não são infundados. As usinas de açúcar da índia produziram 24,3 milhões de toneladas do produto desde 1º de outubro, quando a temporada de moagem começou, uma queda de 8,3 por cento ante o total registrado no mesmo período do ciclo anterior, de acordo com dados da associação da indústria.
A queda na produção da Índia, maior consumidor global e segundo produtor de açúcar após o Brasil, ocorre após duas estiagens seguidas, que reduziram a produtividade da cana-de-açúcar.
Com a temporada se encerrando, muitas usinas já paralisaram suas operações.
O governo reduziu ao final de março a estimativa de produção de açúcar do país em 1,4 por cento, para 25,64 milhões de toneladas.
As perspectivas menores elevaram os preços do açúcar no mundo.
Contudo, a Índia deverá esperar pelo menos até o início da nova temporada de monções, que começa em junho, antes de realizar qualquer mudança nas políticas de açúcar, apesar do salto nos preços domésticos que afetaram as exportações.
David Brough e Mayank Bhardwaj
Com edição adicional novaCana.com