NovaCana

Licenciamento de veículos flex tem pior maio desde 2008

motor total flex 110615O crescimento do mercado potencial de etanol hidratado, medido pelo aumento da frota flex fuel, está em ritmo bem menor do que o verificado em anos anteriores

NovaCana 3 min de leitura

O crescimento do mercado potencial de etanol hidratado, medido pelo aumento da frota flex fuel, está em ritmo bem menor do que o verificado em anos anteriores. Com os problemas da economia, a indústria automobilística também está vendo o interesse do consumidor reduzir.

Veja a seguir os gráficos detalhando o licenciamento de veículos no Brasil e os destaques do último mês.

O crescimento do mercado potencial de etanol hidratado, medido pelo aumento da frota flex fuel, está em ritmo bem menor do que o verificado em anos anteriores. Com os problemas da economia, a indústria automobilística também está vendo o interesse do consumidor reduzir.

As vendas de veículos flex no Brasil registraram queda no mês de maio. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o total de novos licenciamentos foi de 180,4 mil unidades, ante 185,8 mil registrados em abril, queda de 2,8%. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o licenciamento de flex chegou a 243,8 mil, a variação foi negativa em 26%.

flex licenciamento 3 maio

Este é o pior maio registrado desde 2008 no número de vendas de veículos flex (naquele ano, o total foi de 201,3 mil unidades licenciadas), em um período do ano em que a Anfavea revê para baixo a expectativa de produção de veículos no País. Em números divulgados nesta segunda-feira (8), a associação previu queda de 17,8%; nos dados apresentados em abril, a projeção era de redução de 10%.

flex licenciamento 2 acumulado

No acumulado de janeiro a maio o desempenho de 2015 também ficou abaixo do registrado. Este ano, nos cinco primeiros meses, foram licenciados 940,5 mil flex, número 19,7% inferior ao verificado no mesmo período de 2014, de 1,172 milhão.

flex licenciamento 1 histórico

Gasolina

Houve queda também no licenciamento de veículos movidos a gasolina, segmento composto principalmente por veículos de alto padrão e importados. Em maio, foram registrados 11,8 mil veículos do gênero, número 3,8% menor do que em abril. Na comparação de maio contra o mesmo mês de 2014, a queda é de 25,2%.

No acumulado de 2015 foram registrados pouco mais de 60 mil licenciamentos de veículos movidos a gasolina. Se comparado o acumulado deste ano com o total no mesmo período de 2014, a queda para veículos movidos a gasolina é de 21,9%.

Os gráficos e tabelas interativas com diversos detalhes adicionais estão disponíveis na plataforma de dados.

Filipe Albuquerque – NovaCana

Compartilhar: