A indiana Bharat Petroleum Corp assinará um contrato com a Petrobras para importações opcionais de petróleo bruto de 6 milhões de barris em 2025/26, disse o presidente do conselho da companhia, G Krishnakumar, nesta quarta-feira, 12, na conferência India Energy Week.
“Estamos diversificando nossas fontes de petróleo bruto e atualmente processamos petróleo de 21 países. Nosso objetivo é mitigar os riscos geopolíticos”, disse Krishnakumar.
Também durante a India Energy Week, a Petrobras assinou dois memorandos de entendimento com empresas de energia da Índia para cooperação em diferentes áreas.
Nesta quarta-feira, 12, durante reunião com o ministro de Petróleo e Gás Natural do país, Hardeep Simgh Puri, em Nova Delhi, a presidente da estatal, Magda Chambriard, firmou o acordo com a estatal ONGC.
Segundo a Petrobras, o memorando visa ampliar oportunidades mútuas nas áreas de exploração e produção, comercialização de petróleo e gás, descarbonização e soluções de baixo carbono, desenvolvimento de biocombustíveis e de novas energias.
Um dia antes, a Petrobras assinou com a Oil India, outra estatal do país. Pelo acordo, as duas empresas vão buscar colaboração em áreas de comum interesse no offshore da Índia. Representantes das companhias irão, a partir de agora, intensificar estudos para identificar futuras oportunidades.
Yagnoseni Das, Sethuraman N R e Nidhi Verma
Com informações adicionais da Petrobras; edição NovaCana