O governo brasileiro estima que terá R$ 64,6 bilhões em receitas extraordinárias neste ano por conta da alta do petróleo em meio à guerra no Oriente Médio, enquanto o valor liberado até o momento em subsídios para amortecer preços de combustíveis no país está em R$ 39 bilhões, informou nesta quinta-feira, 29, o secretário do Tesouro Nacional, Daniel Leal.
As receitas adicionais dizem respeito a royalties e participações especiais, comercialização do produto pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e imposto sobre a exportação de óleo.
Leal ressaltou que não foram incluídos na conta ganhos indiretos gerados pela alta da commodity – como pagamento maior de tributos sobre resultados de empresas do setor e distribuição de dividendos.