Usinas

Usinas

Giovanni Forace, da RK Partners, assume como CEO interino da Atvos

Companhia passou a ser controlada pelo FIP Agroenergia; medida abre caminho para aporte de R$ 500 milhões por parte do fundo Mubadala


NovaCana - Publicado: 30 Jan 2023 - 11:26 | Atualizado: 19 Set 2023 - 10:35

Em nota publicada na manhã de hoje, 30, a Atvos comunica que o FIP Agroenergia é o novo controlador da sucroenergética, antiga Odebrecht Agroindustrial. Com isso, o executivo Giovanni Forace assume o cargo de CEO interino.

Forace é um dos sócios da RK Partners, que passou a ter 5% de participação na Atvos.

“[O FIP Agroenergia] será responsável por abrir caminho para a chegada do Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um investidor soberano global com sede em Abu Dhabi”, afirma a empresa.

De acordo com a Atvos, o novo controlador deve implementar as condições acordadas para que o Mubadala Capital invista R$ 500 milhões em troca de uma fatia de 31,5% do capital da companhia.

“O investimento deverá ser destinado para as áreas agrícola e industrial, com o objetivo de retomar a capacidade de produção da Atvos e superar a marca de 30 milhões de toneladas de moagem de cana-de-açúcar por safra”, relata.

Ainda conforme o comunicado, a sucroenergética processou 22,5 milhões de toneladas na safra 2022/23.

“A Atvos é uma das principais empresas do setor sucroenergético e enxergamos uma alta capacidade de crescimento e transformação da companhia, seja nos aspectos operacional, financeiro ou socioambiental”, afirma Giovanni Forace, que segue: “Essa transição é um marco para a Atvos, pois coloca um ponto final sobre qualquer conflito societário e consolida a sustentabilidade do negócio em direção ao encerramento do seu processo de recuperação judicial”.

O documento também assegura que o novo controlador deve dar continuidade ao plano de negócios da companhia.

O FIP Agroindustrial assume após o Lone Star concordar em vender sua participação na sucroenergética. O fundo norte-americano, por sua vez, havia assumido a companhia no final de 2020, depois de comprar títulos dados como garantia pela Odebrecht ao banco Natixis.

NovaCana