O total de navios que aguardam para embarcar açúcar nos portos brasileiros aumentou de 32 para 34 na semana encerrada nesta quarta-feira, 13, segundo levantamento da agência marítima Williams Brazil. O relatório considera embarcações já ancoradas, aquelas que estão ao largo esperando atracação e também as que devem chegar até o dia 31 de julho.
Foi agendado o carregamento de 1,36 milhão de toneladas de açúcar. A maior quantidade será embarcada no Porto de Santos (SP), de onde sairão 1,14 milhão de t, ou 84% do total. Paranaguá responderá pelos 16% restantes (214,71 mil t). No terminal da Copersucar, em Santos, estão agendadas 309,40 mil toneladas. No da Rumo, são 640,70 mil t, e no Teag, 196,93 mil t.
A maior parte do açúcar a ser embarcado é da variedade VHP, açúcar bruto de alta polarização, com 1,31 milhão de toneladas. Outras 50 mil toneladas são de cristal B-150, carregado ensacado.
José Roberto Gomes