
Os preços do etanol hidratado ao consumidor continuaram em alta Brasil afora na última semana. As cotações do biocombustível subiram em 18 estados e no Distrito Federal e caíram em outros oito estados. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já o preço da gasolina, que teve seu preço reduzido nas refinarias pela Petrobras, subiu nos postos de combustíveis de onze estados e no Distrito Federal, caiu em outros 14 e ficou estável no Pará.

Nas médias nacionais, o sobe e desce dos preços contribuiu para elevação do índice que estabelece a relação dos preços entre o etanol e o combustível fóssil, caracterizando em nova perda na competitividade do renovável de cana. A média de preços do etanol correspondeu a 73,1% do valor médio da gasolina.
Gráficos avançados e filtros interativos sobre o comportamento dos preços estão disponíveis aqui (exclusivo assinantes).
O evolutivo dos preços de todos os estados desde 2001 pode ser acessado aqui.

Nos estados, os preços do etanol continuaram competitivos ante os da gasolina apenas no Mato Grosso. No estado, o preço do etanol hidratado nos postos de gasolina correspondeu a 66,6% do valor de comercialização da gasolina e registrou ligeira perda na competitividade em relação à semana anterior.

Os preços do etanol e da gasolina por região, estado ou cidade desde 2001 estão disponíveis na planilha interativa (exclusivo para assinantes).
novaCana.com