O preço do etanol hidratado recuou novamente no mercado spot do estado de São Paulo na semana passada.
Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, grandes compradores se mantiveram afastados do mercado, apenas retirando volumes adquiridos em períodos anteriores. Distribuidoras de pequeno e médio portes, por sua vez, realizaram compras pontuais apenas para manter estoques.
No geral, o mercado tem reportado incerteza quanto ao comportamento da demanda final nas próximas semanas (Natal e Ano Novo), por conta do avanço da covid-19 no Brasil. Já agentes de usinas acreditam que, mesmo com este cenário, a procura por etanol pode se aquecer na segunda quinzena de dezembro.
Assim, alguns vendedores permaneceram firmes em suas ofertas ou até mesmo fora de mercado, o que impediu quedas mais intensas nos preços do hidratado.
Nesse cenário, pela terceira semana consecutiva, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado (preço ao produtor) caiu 0,17%, a R$ 2,0512/litro (sem ICMS e sem PIS-Cofins) entre 7 e 11 de dezembro.
Já para o etanol anidro, o Indicador Cepea/Esalq foi de R$ 2,4345/litro (sem PIS-Cofins) na semana passada, alta de 0,94% frente ao do período anterior.
Esse avanço do anidro foi verificado mesmo com a menor demanda, tendo em vista a maior entrada de etanol importado no mercado brasileiro. Inclusive, o volume de etanol anidro comercializado e captado pelo Cepea na semana teve queda de 68,4% frente ao da semana anterior.