Etanol: Abastecimento

Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol estão 12,5% mais baixos ante um ano atrás

Usinas da região Centro-Sul armazenavam 6,49 bilhões de litros em 1º de fevereiro


NovaCana - Publicado: 17 Fev 2025 - 15:54

Com a entressafra de cana-de-açúcar em andamento, os estoques de etanol do Centro-Sul continuam em baixa. Ao final da segunda quinzena de janeiro, os tanques das usinas da região armazenavam 6,49 bilhões de litros do biocombustível. O volume representa uma queda de 16,2% na quinzena e de 12,5% ante um ano antes.

Apesar disso, o montante está 15,7% acima dos 5,61 bilhões de litros vistos no mesmo período de 2023.

Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol do país, os tanques continham 3,47 bilhões de litros em 1º de fevereiro, queda quinzenal de 15,5%. Em relação aos 4,04 bilhões de litros do ano passado, a retração foi de 14,1%.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última quinta-feira, 13. Considerando o total estocado, 57,5% era de hidratado e 42,5%, de anidro.

etanol 01 total block 100524

etanol 04 total estados block 100524

Hidratado

Em 1º de fevereiro, o estoque de etanol hidratado das usinas do Centro-Sul era de 3,73 bilhões de litros, baixa de 18,4% ante a quinzena anterior. Na comparação anual, por sua vez, a retração foi de 14,8%.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), em todo o mês de janeiro, a produção do biocombustível utilizado para abastecer diretamente os veículos foi de 41,98 milhões de litros. No mesmo período, as vendas somaram 1,93 bilhão de litros.

Em São Paulo, os tanques armazenavam 2,03 bilhões de litros, queda de 11,2% em relação ao ano passado.

etanol 02 hidratado block 100524

etanol 04 hidratado estados block 100524

Anidro

O estoque de anidro, da mesma forma, registrou uma queda quinzenal de 12,9%, totalizando 2,76 bilhões de litros. Em relação ao ano anterior, a retração foi de 9%.

Ainda segundo a Unica, foram fabricados 24 milhões de litros do biocombustível a ser misturado à gasolina em janeiro. As vendas, por sua vez, totalizaram 1,13 bilhão de litros no mês.

Em São Paulo, 1,44 bilhão de litros de anidro estavam estocados nas usinas em 1º de fevereiro, baixa de 17,8% ante o mesmo período do ano passado.

etanol 02 anidro block 100524

etanol 04 anidro estados block 100524

NovaCana DATA (exclusivo assinantes)

Giully Regina – NovaCana


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR