O diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Dornelles, estimou nesta segunda-feira, 27, que o déficit de combustíveis do Ciclo Otto deverá atingir 7 bilhões de litros em gasolina equivalente até 2025. "Essa projeção leva em consideração um crescimento moderado na produção de etanol e um incremento bem pequeno de gasolina, advindo principalmente de melhoria de refino pela Petrobras", explicou em evento na capital paulista.
Segundo Dornelles, esses 7 bilhões de litros equivaleriam a 11% de toda a demanda de Ciclo Otto, que considera gasolina C e etanol hidratado. "Esses 11% são administráveis. Não é um número que vamos morrer, mas requer medidas estratégicas", frisou, destacando investimentos em logísticas e produção desses combustíveis.
A projeção do MME é mais conservadora que a da ANP, divulgada mais cedo no mesmo evento. Para a autarquia, até 2030 o déficit no ciclo Otto deve ser de 23 bilhões de litros até 2030.