Tecnologia

Tecnologia

CTC inicia processo de inovação aberta para desenvolver soluções para cana-de-açúcar

A companhia quer fazer parcerias com startups em quatro áreas


Globo Rural - Publicado: 24 Mar 2025 - 08:45

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) começou um processo de inovação aberta junto com a Venture Hub para desenvolver produtos e soluções tecnológicas para a cana-de-açúcar.

A companhia quer fazer parcerias com empresas em quatro áreas: sensoriamento remoto e imagens de satélite; visão computacional e drones; modelos de inteligência artificial com múltiplas entradas; e mapeamento de áreas no setor sucroenergético.

O foco do programa de inovação aberta são startups “deeptechs” (empresas de alta inovação com soluções para desafios ambientais e sociais) e “ICTs” (que desenvolvem soluções a partir de pesquisas científicas), afirmou o vice-presidente de inovação corporativa da Venture Hub, José Eduardo Azarite, em nota.

Para cada área, o CTC propôs desafios específicos, que orientarão a seleção das soluções. Quando escolhidas, as startups vão iniciar um processo de contato direto com as equipes técnicas do CTC. Se a companhia tiver interesse, pode executar uma prova de conceito para validar a eficácia da solução desenvolvida.

Segundo a gerente executiva de tecnologia da informação do CTC, Camilla Dojicsar Macedo, não será só o centro que terá acesso às soluções desenvolvidas, mas também outras companhias e a “comunidade corporativa” que envolve o CTC.

Camila Souza Ramos