A carga tem 69 mil toneladas e deverá chegar ao Porto de Nansha, em Guangzhou, após uma viagem de aproximadamente 45 dias
A Cofco International embarcou seu primeiro carregamento de sorgo brasileiro em grande escala para a China, com 69 mil toneladas. A operação, realizada no Terminal Export Cofco (TEC), localizado no Porto de Santos, segue para o Porto de Nansha, em Guangzhou, onde será distribuída pela Cofco Trading.
Segundo a companhia, em nota, o novo canal de exportação cria uma demanda adicional para o sorgo brasileiro, oferecendo aos produtores acesso ao mercado global e novas oportunidades para rentabilizar sua produção.
O embarque, realizado pelo navio graneleiro Guoyuan 26, ocorre após a entrada em vigor do protocolo fitossanitário para a exportação de sorgo brasileiro à China, assinado pelos dois países, em novembro de 2024, com liberação comercial para exportação de sorgo efetivada a partir de 2025.
O protocolo estabelece requisitos e procedimentos técnicos para garantir a segurança fitossanitária dos produtos agrícolas comercializados para a China por cada carga enviada ao país.
“A abertura do mercado chinês cria possibilidades para o sorgo brasileiro, ampliando as alternativas de comercialização e conectando a produção nacional a um importante mercado consumidor”, afirma o CEO da divisão de grãos e oleaginosas da Cofco no Brasil, Luiz Noto.
Ele ainda completa: “Para a Cofco International, este embarque reforça nossa atuação na comercialização de diferentes commodities agrícolas e a capacidade da companhia de conectar a produção brasileira a mercados estratégicos”.
A China é um importante mercado consumidor de sorgo, utilizado principalmente como matéria-prima para ração animal e na produção de baijiu, tradicional bebida alcoólica chinesa. Segundo a Cofco, a abertura desse novo fluxo comercial entre Brasil e China deve fortalecer as oportunidades para o cereal brasileiro e sua presença no mercado internacional.