José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana, durante o encerramento do Cana Summit
Após dois dias de fóruns e painéis que discutiram o futuro da cana-de-açúcar no Brasil e no mundo, o Cana Summit terminou na tarde de quinta-feira, 11, com o lançamento da Carta de Brasília. O documento elaborado pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) aponta diretrizes para as autoridades políticas das três esferas – Federal, Estadual e Municipal – visando o reconhecimento do produtor de cana e sua inclusão em políticas públicas do setor.
“Com esse evento estamos ficando a bandeira em Brasília e mostrando a força do produtor e para fechar, elaboramos essa carta de intenções aos governantes que traz os anseios da Orplana e os pleitos dos produtores de cana, que devem liderar todo esse processo”, revela o CEO da entidade, José Guilherme Nogueira.
A carta inclui dez reivindicações do setor levantadas durante as discussões no evento, que vão desde o pedido de inclusão imediata dos produtores no RenovaBio à participação no repasse dos créditos outorgados de ICMS, incluindo também o recebimento de incentivos fiscais e a equalização do preço da gasolina com o preço internacional de mercado.
“Todos são tópicos de relevância, mas destaco os que visam a remuneração do produtor. Estamos pedindo a inclusão imediata dos produtores no RenovaBio e a sensibilização dos governos no repasse dos créditos outorgados de ICMS. São medidas que fazem a diferença para a melhoria de vida do produtor de cana”, ressalta Nogueira.
Segundo a Orplana, o documento, além de ser entregue para autoridades do executivo e do legislativo federais e estaduais presentes no evento, será encaminhado nos próximos dias para órgãos do setor, sindicatos e governantes.
Os pleitos dos produtores são os seguintes: