Internacional

Internacional

Aprobio participa da criação da Coalizão Panamericana de Biocombustíveis Líquidos


Reuters - Publicado: 31 Mar 2023 - 07:57

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) aderiu formalmente à Coalizão Panamericana de Biocombustíveis Líquidos. O protocolo foi assinado pelo diretor superintendente da associação, Julio Cesar Minelli, durante a realização da Cúpula Panamericana de Biocombustíveis Líquidos, que acontece na Sede Central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em São José, na Costa Rica, e vai até esta sexta-feira, 31.

“Com a coalizão, vamos unir forças no continente para promover a produção e o consumo sustentável dos biocombustíveis líquidos, solução importante para a descarbonização do transporte”, celebrou Minelli, que segue: “Isso também permite comunicar ao mundo que somos parte de uma cadeia que ajuda a garantir a segurança energética e alimentar do planeta com mais saúde e sustentabilidade”.

O objetivo da nova entidade é coordenar o trabalho das instituições afiliadas em matéria de biocombustíveis, promover a produção e o consumo sustentável de biocombustíveis líquidos, articular uma comunicação efetiva entre as instituições e fomentar uma adequada representação do setor em espaços internacionais pertinentes.

A Aprobio já havia participado, com outras entidades representativas do setor de biocombustíveis na Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, do Manifesto em Defesa dos Biocombustíveis como forma de expressar a convicção de que é essencial que todos os governos promovam na região, de forma abrangente, a estratégia de transição energética pelo desenvolvimento do setor, tanto para o transporte veicular, quanto para o aéreo, fluvial e marítimo.