Usinas

Usina da Inpasa em Dourados (MS) é autorizada a operar com capacidade duplicada

Unidade processadora de milho pode produzir diariamente até 2,5 milhões de litros de etanol hidratado e 2,5 milhões de litros de anidro


NovaCana - 02 set 2022 - 09:22 - Última atualização em: 02 set 2022 - 11:25

Errata (02/09, às 11h25): De acordo com a Inpasa, a construção da usina não utilizou recursos do FCO, como noticiado originalmente. O texto abaixo foi alterado.

Inaugurada em maio deste ano, a planta de etanol de milho da Inpasa localizada em Dourados (MS) já concluiu sua primeira ampliação. De acordo com uma nova autorização publicada nesta quinta-feira, 1º, a unidade poderá produzir até 2,5 milhões de litros de etanol hidratado por dia, além da mesma quantidade de anidro.

Inicialmente, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) havia permitido a produção de metade deste volume, ou seja, até 1,25 milhão de litros de hidratado e 1,25 milhão de litros de anidro.

O aumento de 100% já era esperado pela companhia. Entretanto, o cronograma sofreu atrasos: em março deste ano, segundo reportagem do jornal Campo Grande News, a expectativa da Inpasa era que a unidade entrasse em operação em abril e começasse a atuar com capacidade ampliada em julho.

Para a instalação de sua usina sul-mato-grossense, a Inpasa investiu cerca de R$ 2 bilhões – inicialmente, o valor projetado era de R$ 800 milhões. A princípio, parte deste valor viria do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), mas a companhia relatou ao NovaCana que optou por utilizar recursos próprios. Adicionalmente, a unidade recebeu isenção de impostos municipais.

Além da planta em Dourados (MS), a companhia possui duas usinas em Mato Grosso, nos municípios de Sinop e Nova Mutum. Todas as unidades atuam com o processamento de milho, fabricando etanol, farelo e óleo.

Renata Bossle – NovaCana


PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x