PUBLICIDADE
ARMAC
Usinas

Pedra Agroindustrial confirma que pretende desmontar a usina São Fernando

Estrutura da usina será transferida para a usina Cedro em Paranaíba (MS)


Campo Grande News (MS) - 01 abr 2022 - 08:27

Falida há cinco anos, a usina São Fernando, em Dourados (MS), será desmontada. Construída pelos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, a indústria teve a falência decretada em 2017, pondo fim ao sonho de tornar a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em potência na produção de etanol. A São Fernando foi inaugurada em 2009 e, na época, era um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do país.

Comprada pela Pedra Agroindustrial, a estrutura da usina será completamente desmontada e transferida para a sua mais recente unidade produtiva, a usina Cedro, localizada em Paranaíba (MS).

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 31, a Pedra Agroindustrial informou que a transferência ocorre em razão da “baixa aptidão da área no entorno da usina São Fernando para a exploração da cultura de cana-de-açúcar, e maior eficiência para as culturas do milho e da soja”. A São Fernando fica na margem da MS-379, entre os municípios de Dourados e Laguna Carapã.

A aquisição dos bens da massa falida da usina São Fernando foi aprovada em assembleia geral de credores realizada na terça-feira, 29. Segundo nota enviada pela Pedra Agroindustrial ao Jornal Cana, o “desmonte” será iniciado assim que for superada a fase de formalização da aquisição nos autos do processo de falência.

“De fato, a venda desses ativos acarretará importantes benefícios aos credores e consequentemente à região de Dourados, com a injeção de recursos perseguidos há muitos anos, além de impedir a deterioração dos bens, com sua consequente perda de valor ao longo do tempo”, argumenta a companhia.

Em relação à região de Paranaíba, o início da operação da usina Cedro deve acarretar a “aceleração da economia local”, conforme a nota. “[Haverá] geração de emprego, renda e tributos, e a melhoria na infraestrutura como um todo, impactando, consequentemente, de forma direta e positiva, à qualidade de vida dos habitantes”, completa.

A Pedra Agroindustrial completou 90 anos em 2021. Além das duas usinas em Mato Grosso do Sul, possui mais três unidades produtoras no estado de São Paulo: Pedra, em Serrana; Buriti, em Buritizal; e Ipê, em Nova Independência.

Contrária ao desmonte da São Fernando, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados convocou entidades, autoridades e imprensa para um movimento de manifestação contra a retirada dos bens da usina para outra localidade. “Será considerado um desastre para a comunidade da nossa região da Grande Dourados”, reclamou o presidente da entidade, Nilson A. Santos.

Adriano Fernandes e Helio de Freitas


PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x