Usinas

Ipiranga Agroindustrial arrenda usina do grupo Itaiquara em Passos (MG)

O contrato de arrendamento da Ipiranga valerá por 18 anos, com possibilidade de prorrogação


RPA News - 03 mar 2021 - 07:35

O grupo Ipiranga Agroindustrial acaba de acertar o arrendamento das indústrias de açúcar e etanol e parte das terras da Usina Açucareira Passos, do grupo Itaiquara, localizado em Passos (MG), que está em recuperação judicial desde o final de 2019.

Já a partir desta semana, o grupo Ipiranga começa as atividades como maior empresa canavieira da região. O município pode se tornar o maior polo de produtos da cana-de-açúcar no sul de Minas.

Segundo jornal Click Folha, a negociação entre as partes teve início há alguns meses. Pelo contrato, o arrendamento da Ipiranga ocorrerá pelos próximos 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação, exceto em relação à fábrica de fermento.

Parte dos funcionários de todos os setores da usina será demitida e deve receber os direitos trabalhistas, mediante negociação com os sindicatos das categorias.

No entanto, a chegada do grupo Ipiranga dará prioridade as contratações de mão de obra local, com provável absorção dos demitidos, além de novas admissões em razão das atividades a serem exercidas, tal como lavoura e produção de cana-de-açúcar.

Crise vem desde 2008

Assim como diversas usinas do segmento, desde 2008 a Itaiquara vem enfrentando grave crise financeira, o que resultou na ação de recuperação judicial proposta em outubro de 2019, na tentativa de manter a atividade empresarial e empregos.

O acordo realizado com o grupo Ipiranga foi considerado imprescindível para que as empresas do grupo possam se manter em atividade e, acredita-se que a negociação concretizada deve possibilitar a reorganização financeira da Itaiquara, permitindo que sejam cumpridos compromissos mediante a recuperação judicial, além de voltar a investir na fábrica de fermento em Passos.

A Ipiranga Agroindustrial adquiriu o controle acionário de uma usina em Mococa (SP), próxima da divisa com a cidade mineira de Arceburgo. Cinco anos depois, comprou outra empresa canavieira em Descalvado (SP) e, em 2005, agregou ao grupo a usina Iacanga, também no interior de São Paulo.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail