BASF
Usinas

Grupo Itaiquara, com duas usinas, entra com pedido de recuperação judicial

Número de unidades sucroenergéticas que entraram em recuperação judicial neste ano sobe para 23


novaCana.com - 15 out 2019 - 07:54

Mais um grupo sucroenergético entrou com pedido de recuperação judicial. Desta vez, foi a Itaiquara, que controla duas usinas – uma em Tapiratiba (SP) e outra em Passos (MG). A companhia também atua nas áreas de panificação e confeitaria, com produtos para uso industrial e doméstico.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, a dívida da companhia é de quase R$ 700 milhões. Além disso, mais de 300 trabalhadores já teriam sido demitidos da unidade em Tapiratiba.

O texto ainda cita um comunicado assinado por João Guilherme Figueiredo Whitaker, um dos sócios da empresa. Ele atribui as dificuldades da Itaiquara ao agravamento da crise do setor sucroenergético em 2018, provocada pelo excedente global na produção de açúcar.

“O preço do açúcar atingiu os menores preços em dez anos, comprometendo significativamente a margem de lucro e a situação de caixa das usinas e, consequentemente, do Grupo Itaiquara”, afirma.

O protocolo de pedido de recuperação judicial foi apresentado no último sábado, na Vara Única da Comarca de Caconde, em São Paulo. A Itaiquara é defendida pelo escritório Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados.

novaCana.com
Com informações do Valor Econômico e do G1