Financeiro

O desempenho da São Martinho no 2º trimestre de 2019/20 em contexto [52 gráficos]

Resultados da sucroenergética nas últimas cinco safras demonstram estabilidade e crescimento controlado


novaCana.com - 12 dez 2019 - 08:30

“O melhor ainda está por vir”. Enquanto muitas sucroenergéticas seguem enfrentando dificuldades financeiras, os resultados da São Martinho têm conquistado a confiança do mercado nos últimos anos. Após a divulgação dos números referentes ao segundo trimestre da safra 2019/20, por exemplo, o banco de investimentos BTG Pactual divulgou um relatório no qual reforça a recomendação de compra de ações da companhia – inclusive com a promessa que dá início a este texto.

“[A São Martinho] oferece uma geração de fluxo de caixa livre de dois dígitos, 100% de recompra de ações e pagamento de dividendos, estrutura de capital equilibrada e exposição não apenas a um mercado sólido de etanol, mas também a um risco-recompensa assimétrico para o açúcar no curto a médio prazo”, afirma o documento, que complementa: “A iminente implementação do programa RenovaBio também adiciona uma perspectiva positiva”.

Este comentário, inclusive, tem fundamentação, já que a usina Boa Vista, em Quirinópolis (GO), foi a primeira produtora de etanol a ser aceita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para participar do programa.

De acordo com o BTG, os resultados trimestrais das companhias de açúcar e etanol costumam trazer poucas novidades financeiras, mas refletem a estratégia de estocagem adotada para a safra. No caso da São Martinho, os números parciais já trazem vendas de menores volumes de açúcar e etanol – que estão sendo compensadas por preços maiores para o biocombustível e para a geração de eletricidade.

Os analistas do banco ainda apontam que aproximadamente 87% do açúcar a ser produzido na safra já está com preço fixado a R$ 1.208/t, o que está 12% acima do registrado no trimestre. Em relação ao etanol, o banco destacou as exportações registradas no período, que representaram 40% da receita obtida com o produto. “[A exportação] sem dúvida ajudou a sustentar uma venda de etanol anidro realizada a um preço muito atraente”, reforça.

Com isso, entre julho e setembro deste ano, o Ebitda ajustado – indicador operacional que traz os lucros antes de juros, impostos, depreciação, amortização e outros fatores selecionados para a companhia – atingiu R$ 387,86 milhões. O número, além de ser 22,6% maior que o visto no mesmo período da safra anterior, também ficou 5% acima das expectativas do BTG.

O relatório, porém, aponta que houve uma “alta momentânea” nos custos unitários, o que deve se normalizar nos próximos meses com uma aceleração no volume de vendas. “O índice de alavancagem subiu para 1,9x (de 1,6x), refletindo principalmente a estratégia de carrego de estoque (daí os menores volumes de vendas), a depreciação do real e as recompras de dividendos e ações”, aponta.

Para uma melhor compreensão dos números da São Martinho, o novaCana desenvolveu 52 gráficos exclusivos. Assim, os resultados financeiros, industriais e agrícolas do segundo trimestre da temporada podem ser vistos em contexto, na comparação com as últimas cinco safras.

As informações que fazem parte do levantamento incluem:

- Moagem acumulada e por trimestre
- Mix de produção
- ATR total e em relação à moagem
- Produtividade dos canaviais
- Etanol: produção, volume vendido, receita e preço médio
- Açúcar: produção, volume vendido, receita e preço médio
- Cogeração: energia vendida, receita e preço médio
- Destino da produção ao longo da safra – mercado externo e interno
- Estoques de etanol e açúcar: por volume e por valor de mercado
- Evolução financeira
- Indicadores de resultado em relação à moagem
- Lucro líquido e bruto
- Receita operacional
- Composição das vendas
- Relação entre receitas e custos
- Impacto da variação cambial
- Perfil das dívidas
- Alavancagem


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail