Financeiro

Análise relaciona a performance agrícola e os resultados financeiros de 45 sucroenergéticas

Dados da consultoria FG/A demonstram que companhias com melhor performance agrícola geram mais caixa; as que produzem mais ATR detêm dívida menor


novaCana.com - 23 jan 2020 - 08:21

O fato de as usinas do setor sucroenergético performarem de maneira muito díspar não é recente e tampouco desconhecido. Porém, analisá-lo sob a perspectiva de números extraídos do campo – por vezes em relação a indicadores financeiros – oferece uma nova dimensão de para onde a indústria de açúcar e etanol caminha.

Para isso, a consultoria FG/A realizou um levantamento com 45 players do setor, apresentando diferentes indicadores de campo, indústria e cogeração durante a temporada 2018/19. A amostra corresponde a 60% da moagem do Centro-Sul; segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2018/19, foram moídas 572,7 milhões de toneladas na região, enquanto a amostra correspondeu a 345,73 milhões de toneladas.

No período, a produtividade média das usinas do Centro-Sul foi de 73 toneladas de cana por hectare, enquanto a amostra da FG/A registrou 75 t/ha. Ainda que o valor seja superior, há uma dispersão de 79,55% entre o melhor e o pior player analisado pela consultoria – o segundo rendeu 57,7 t/ha e o primeiro, 103,6 t/ha.

Durante a NovaCana Ethanol Conference 2019, o sócio-fundador da FG/A, Juliano Merlotto, expressou alguns comentários sobre os dados, deixando claro que, por meio deles, é possível constatar “o quão diferente é a performance dentro do setor”.

Confira, na versão completa, gráficos e análises sobre:

- Moagem
- Produtividade
- ATR
- Toneladas de açúcar por hectare
- Eficiência industrial
- Performance agrícola x alavancagem
- Performance agrícola x geração de caixa
- Performance industrial x alavancagem
- Performance industrial x geração de caixa


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail