Eventos

Expedição Custos Cana apresenta perspectivas para etanol, açúcar e bioenergia


novaCana.com - 28 fev 2020 - 13:51

A safra 2019/20 foi marcada por um início chuvoso, o que favoreceu a produtividade agrícola nos canaviais do Centro-Sul. De acordo com os dados do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), comparativamente à safra anterior, houve um aumento de cerca de 4,5% no indicador, que saltou de 74,32 t/ha para 77,67 t/ha.

Além disso, a área de pesquisas do programa também fez uma análise dos custos de produção do setor sucroenergético para a safra que finaliza em breve. A conclusão é de que, com o aumento na produtividade, ocorreu um incremento da moagem de cana-de-açúcar na região.

O gestor de projetos do Pecege, Haroldo Torres, ainda afirmou que, no decorrer da safra, pode ser observado um recorde na produção de etanol em função da sua maior rentabilidade frente ao açúcar. A temporada deve encerrar com um direcionamento de 65,71% da matéria-prima para o biocombustível.

Para ele, a safra 2019/20 pode ser classificada como positiva para o setor sucroenergético. “Isso é consequência de um custo caixa da matéria-prima, mensurado em reais, muito semelhante ao da safra anterior”, comenta Torres.

O gestor ainda aponta a recuperação dos preços dos produtos e da produtividade agrícola como fatores que influenciaram essa classificação. Mas faz uma ressalva: “É importante destacar que [essa recuperação] não foi drástica a ponto de romper com o patamar histórico”.

Conteúdos como este serão tratados na próxima edição da Expedição Custos Cana, que acontece em 26 de março, na Coplacana, em Piracicaba (SP). Iniciativa do Pecege Projetos, o evento reúne palestrantes para apresentar análises inéditas dos levantamentos de custos, casos de gestão e perspectivas da produção e comercialização de açúcar, etanol e bioenergia no Brasil.

A programação, que já está disponível, conta com relevantes nomes do setor, como o gerente sênior de relacionamento do Rabobank, Manoel Pereira de Queiroz, o advogado Gilberto Gornati e o diretor da Fitch Ratings, Claudio Miori.

Serviço

Expedição Custos Cana
Data: 26 de março de 2020
Valor: R$ 400 (até 9 de março)
Local: Coplana
Endereço: Av. Comendador Luciano Guidotti, 1937 - Caxambú - Piracicaba (SP)
Inscrições e mais informações: custoscana.pecege.com

novaCana.com