PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Política

Expectativa é que país produza 120 milhões de m³ de gás nos próximos 10 anos, diz ministro


Agência Estado - 21 mar 2022 - 16:16
imae intro
Jair Bolsonaro (PL) dirigiu trator movido a biometano

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou a jornalistas no Palácio do Planalto que a estratégia de incentivo ao uso sustentável de biogás e biometano, instituída hoje pelo governo via decreto, poderá levar o Brasil a produzir 120 milhões de metros cúbicos de gás nos próximos dez anos.

“A expectativa é que o país possa produzir o equivalente a 120 milhões de metros cúbicos por dia de gás nos próximos 10 anos. Hoje, a capacidade do gasoduto Bolívia-Brasil é de 30 milhões. Ou seja, daqui dez anos, o Brasil poderá estar produzindo quatro vezes o que hoje é a capacidade de transporte da Bolívia para o Brasil”, declarou Bento Albuquerque.

De acordo com o ministro, o biometano também poderá dar fim à importação do diesel pelo Brasil. “Brasil hoje importa 30% do diesel consumido. O biometano poderá eliminar essa necessidade de importação de diesel em dez anos. Isso é muito positivo em termos não só de sustentabilidade”, declarou a jornalistas.

Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse que as emissões de metano serão reduzidas em 36% com a transformação do lixo orgânico em energia – seja pelo biogás ou pelo biometano.

Eduardo Gayer


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x