Etanol: Preços

[Cepea] Demanda de etanol é fraca na semana, mas preços seguem estáveis nas usinas


Cepea/Esalq - 21 jan 2020 - 11:24

O mercado de etanol em São Paulo registrou movimento bastante lento ao longo da última semana – somente na quarta-feira, 15, que o ritmo de negócios esteve ligeiramente maior que o dos demais dias, conforme aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.

Segundo os pesquisadores, as distribuidoras ainda seguem retirando o produto comprado anteriormente, deixando o mercado com baixa liquidez. Além disso, as vendas de janeiro tendem a ser mais lentas, em função de férias escolares.

Do lado das usinas, boa parte consultada pelo Cepea segue bastante firme nos preços de vendas, enquanto outras unidades estão fora do mercado.

Entre 13 e 17 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado (preço ao produtor) fechou a R$ 2,0687/litro (sem ICMS e sem PIS-Cofins), praticamente estável (+0,04%) em relação ao da semana anterior. Conforme dados da Agência Estado, o valor está nos maiores patamares nominais da série histórica, que começou em novembro de 2002. Além disso, esta é a quarta semana consecutiva de alta.

Já o Indicador Cepea/Esalq do anidro foi de R$ 2,2675/litro (sem PIS-Cofins), ligeiro aumento de 0,5% no mesmo comparativo. Também se trata da quarta semana consecutiva de alta.