BASF
Etanol: Mercado

Petrobras pretende vender 27,5 milhões de litros de etanol em setembro

Com dois leilões já concluídos, empresa tem intenção de zerar seu estoque até o fim do ano


novaCana.com - 06 set 2019 - 09:54

A Petrobras, uma das maiores petrolíferas do mundo, além de atuar com a produção e venda de combustíveis, também oferece serviços para transportá-los, por meio da Transpetro. Devido à forma que o transporte é feito, a empresa acabou acumulando um estoque de etanol e recebeu uma autorização excepcional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para comercializá-lo.

No total, são 80,09 milhões de litros de etanol estocados no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais. Destes, mais da metade – 53,25 milhões de litros – está alocada no estado paulista.

petrobras venda etanol 051118

O acúmulo de etanol “oriundo da degradação da interface de movimentação entre gasolina e etanol de terceiros nos polidutos operados pela Petrobras Transporte”, de acordo com a nota técnica da ANP, está atrapalhando o sistema logístico da companhia.

Para resolver a questão, a empresa já lançou quatro editais de leilão com o objetivo de vender os milhões de litros acumulados em seus estoques. Os dois primeiros tiveram suas disputas em agosto, nos dias 15 e 19, e, de acordo com o gerente de comercialização de gasolina da Petrobras, Bernardo Noronha Lemos, “foram realizados e o processo está correndo bem”.

Porém, a Petrobras não divulgou informações sobre quais foram os vencedores e os preços finais de venda.

Os editais para os dois próximos leilões foram lançados e eles estão marcados para ocorrer em 9 e 24 de setembro. Quando somados aos dois primeiros, o volume de etanol comercializado corresponde a mais de 48 milhões de litros.

Mesmo sem dar mais informações, o gerente garante que a perspectiva é que a Petrobras realize todos os leilões necessários para zerar o estoque até o fim do ano.

Confira, na versão completa, mais informações sobre os próximos leilões de etanol da Petrobras, como lotes, preços mínimos e localização dos estoques.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR