Etanol: Abastecimento

Mesmo com vendas recordes, estoques de etanol continuam elevados [21 gráficos]

Em 1º de fevereiro, volume armazenado de hidratado pelo Centro-Sul estava 73,8% acima da posição vista um ano antes


novaCana.com - 13 fev 2019 - 10:58 - Última atualização em: 13 fev 2019 - 14:28

Este ano, as vendas de etanol hidratado bateram o recorde para janeiro com 1,83 bilhão de litros, alta de 32,45% na comparação com o mesmo mês de 2018. Ainda assim, a dferença entre a posição atual dos estoques e a vista há um ano segue alta.

No Centro-Sul, a armazenagem de anidro somava 3,6 bilhões de litros em 1º de fevereiro – 73,8% a mais do que no mesmo período do ano passado e mantendo a tendência de alta observada ao longo de toda a safra.

Desta forma, embora a maior parte das usinas esteja parada devido à entressafra de cana-de-açúcar, o grande volume estocado tem garantido a competitividade do biocombustível frente à gasolina nos postos. Entretanto, essa não era a expectativa de muitas companhias, que guardaram etanol com o objetivo de preços mais altos no período – nas usinas paulistas, o preço de venda chegou a registrar queda em cinco semanas consecutivas.

Ainda assim, é preciso notar que a diferença do volume entre a temporada atual e a anterior está diminuindo em decorrência da entressafra e das vendas aquecidas. Em 1º de outubro, no auge da safra, ele chegou a 2,6 bilhões de litros; na virada do ano – que também marca a entrada da entressafra –, caiu para 1,9 bilhão de litros; e, agora, representa 1,5 bilhão de litros.

Os estoques de anidro, por sua vez, estão abaixo dos vistos no ano anterior desde 1º de outubro. Mas a tendência de aproximação dos valores também existe neste caso.

Em 1º de fevereiro, os estoques de anidro no Centro-Sul acumulavam 2,4 bilhões de litros – uma queda anual de 10,06%, ou 273,5 milhões de litros. Para efeitos de comparação, a diferença era de 797,3 milhões de litros em 1º de janeiro e de 420,9 milhões de litros em 16 de janeiro.

Com esses resultados, os estoques totais de etanol do Centro-Sul somavam 6 bilhões de litros no início do mês. A maior parte deste volume – 3,6 bilhões de litros – está em São Paulo, o maior estado produtor e consumidor do país.

Em 1º de fevereiro, o volume de etanol hidratado armazenado em São Paulo era de 1,9 bilhão de litros (+68,15). Já os estoques de anidro representavam 1,6 bilhão de litros (-4,3%).

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

novaCana.com


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR