Cana: Safra / Moagem

Ranking traz as 100 cidades brasileiras que mais produziram cana-de-açúcar em 2019

Além de observar os dados de produção, o novaCana cruzou a área das cidades com a dedicada à cultura a fim de verificar a representatividade da cana


novaCana.com - 20 out 2020 - 09:47

Na safra 2019/20, o setor sucroenergético registrou uma expansão da moagem e uma melhora na qualidade da matéria-prima. No Centro-Sul, por exemplo, o incremento na quantidade de cana moída em relação a 2018/19 foi de 3%.

Considerando o ano civil de 2019 (janeiro a dezembro) e o cultivo em todo o Brasil, a produção de cana chegou a 752,9 milhões de toneladas de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este valor representa certa estabilidade, já que houve um aumento de apenas 0,77% em relação a 2018.

O número diverge em quase 100 milhões de toneladas do volume divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o mesmo período, de 653,77 milhões. A discrepância ocorre porque os dados do ministério são obtidos com as usinas de açúcar e etanol, enquanto os do IBGE são passados pelas prefeituras das cidades e incluem cana para outros fins, como a produção de bebidas e melaço.

Conforme o instituto, dos 5.572 municípios brasileiros, 3.333 possuem cana-de-açúcar plantada em seu território, ou seja, quase 60%. Este levantamento é atualizado anualmente com os volumes produzidos em cada unidade da federação, os dados de área colhida e o valor pago pela cana.

Pelo terceiro ano consecutivo, Morro Agudo (SP) foi a cidade com a maior produção de cana. Desde o início da série histórica, em 2006, a cidade só não esteve na liderança em 2014, quando Uberaba (MG) foi a primeira, e em 2016, quando Rio Brilhante (MS) conseguiu a dianteira.

Em 2019, Morro Agudo produziu 7,62 milhões de toneladas de cana, 6,1% a menos que um ano antes. Tendo uma área de 138,81 mil hectares, 71,32% foram dedicados à cultura, ou 99 mil.

IBGE19 maiores1 20201009 block

O novaCana ainda cruzou os dados de área plantada nas cidades brasileiras com suas áreas territoriais totais, também divulgadas pelo IBGE, para analisar a representatividade da cana em cada município.

Confira, na versão completa (para assinantes), gráficos e análises com:

- Ranking das 100 cidades que mais produziram cana
- Histórico da relação entre quantidade de cana produzida e área colhida
- Histórico das 20 cidades e dos seis estados que mais produziram cana-de-açúcar
- Representatividade da cana nos municípios brasileiros
- Quanto das cidades que mais produziram é cana


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail