BASF
Cana: Safra / Moagem

Platts aposta em “competição acirrada” entre açúcar e etanol na safra 2019/20


novaCana.com - 04 abr 2019 - 08:05 - Última atualização em: 05 abr 2019 - 08:06

A força dos preços do etanol e a distância em relação ao valor do açúcar, ainda mais quando acompanhada por um consumo acima do esperado nos primeiros meses de 2019, deve pender a balança do mix de produção das usinas em direção ao biocombustível na safra 2019/20. Ao menos, essa é a expectativa da S&P Global Platts, em artigo publicado no final de março.

“O mix de açúcar no Centro-Sul do Brasil será, definitivamente, o gatilho mais importante a partir de agora no mercado mundial”, afirma o analista sênior de açúcar da Platts, Claudiu Covrig. Ele continua: “De um lado, o consumo interno de combustível está aumentando constantemente, dizendo aos produtores que, no longo prazo, será necessário fornecer mais e mais etanol como uma alternativa às importações de gasolina e restrições logísticas”.

Ainda assim, a expectativa de analistas consultados pela companhia é que a porcentagem de cana a ser direcionada para a produção de açúcar em 2019/20 seria de 38,3%. Segundo o relatório, uma pesquisa anterior trazia uma aposta levemente superior: 38,92%.

O valor está abaixo da média das últimas cinco temporadas, de 44%, mas segue acima do resultado acumulado de 2018/19, que atingiu 35,35% uma quinzena antes do encerramento oficial da safra, conforme dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Dessa forma, a nova safra deve ser alcooleira, mas com uma intensidade menor que a vista em 2018/19.

Entretanto, essa perspectiva ainda pode mudar. “Uma coisa é certa: a competição por sacarose será mais acirrada do que nas safras anteriores. Se os preços da gasolina aumentarem mais do que o inicialmente previsto, o consenso no mercado é que os preços do etanol hidratado terão que aumentar para suprir a demanda”, afirma a analista sênior de biocombustíveis da Platts Analytics, Beatriz Pupo.

Na reportagem completa, leia mais sobre as estimativas da Platts Analytics para a safra 2019/20 de cana-de-açúcar.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou