Cana: Safra / Moagem

Falta de políticas públicas para a cana reduz estimativas da Canaplan para safra 2020/21

Especialistas comentam o início da moagem, as perspectivas para o resto do ano e o andamento do RenovaBio


novaCana.com - 16 jun 2020 - 11:02

No final de abril, a Canaplan divulgou suas perspectivas para a safra 2020/21, que havia recém-começado. Em uma webinar comandado pela equipe da consultoria, as influências do clima, o ritmo da moagem e os efeitos da pandemia do coronavírus foram levados em consideração para que a definição dos números iniciais para a temporada.

À época, um dos principais determinantes no andamento da safra seriam possíveis políticas públicas criadas devido à pandemia, que poderiam auxiliar – ou não – o setor. Pouco mais de um mês depois, a equipe da Canaplan já consegue enxergar como o cenário evoluiu e divulgou suas estimativas atualizadas em uma novo evento on-line, realizado em 29 de maio.

A principal evolução entre os dois momentos é em relação aos diferentes cenários esperados para a safra. Inicialmente, conforme comentou o diretor da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a consultoria imaginava três cenários. “No primeiro, as políticas de auxílio neste momento de crise viriam e a moagem seria acelerada; no segundo, essas políticas chegariam em ritmo mais lento, assim como a moagem; e no terceiro, não há políticas e a moagem também é mais lenta”, explicou.

Considerando essas perspectivas, a quantidade de cana moída ao final da temporada variava entre 578,8 milhões e 594,4 milhões de toneladas, respectivamente.

webinar canaplan estimativa renovabio projecao

A conclusão, até o momento, é que o clima está mais seco e as políticas de auxílio não vieram. O ritmo da moagem foi mais lento no início da safra, mas a seca aumentou a disponibilidade de máquinas e a própria colheita, acelerando a moagem. Desta forma, atualmente, a consultoria trabalha com um cenário que ficará entre os dois primeiros.

Confira, na versão completa (restrita para assinantes), as expectativas da Canaplan para a safra 2020/21, com comentários e comparações com a anterior, além da opinião dos analistas sobre o RenovaBio.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail