BASF
Cana: Safra / Moagem

Falta de inovação afeta setor sucroenergético e influencia apostas para a safra de cana 2019/20

FCStone, Agroconsult e Bioagência analisam os números da temporada 2018/19, arriscam primeiros palpites e discutem a situação da cana-de-açúcar no Centro-Sul


novaCana.com - 26 set 2018 - 10:16

O investimento em inovação é uma das saídas mais importantes para a crise do setor sucroenergético. Olhando para a situação da safra atual, as possibilidades para a próxima temporada ficam largamente limitadas e alguns parâmetros essenciais da safra já estão praticamente determinados.

Com a safra 2018/19 já na sua reta final, algumas consultorias já projetam os elementos que darão o tom da temporada que se inicia apenas em abril do ano que vem.

Durante o NovaCana Ethanol Conference, evento que aconteceu em São Paulo nos dias 3 e 4 de setembro, o sócio-analista da Agroconsult Fabio Meneghin, o analista sênior da FCStone João Paulo Botelho e o diretor-executivo da Bioagência Tarcilo Rodrigues, discutiram quais os fatores que fazem as perspectivas – tanto para a safra atual quanto para a próxima – serem pessimistas.

Os cenários de preço do açúcar e da gasolina influenciam. O clima define a quantidade de cana moída em cada safra e a qualidade da produção. A disponibilidade de cana-planta determina quão grandes podem ser os números. Mas, além disso, outros fatores têm sido percebidos como relevantes para uma boa temporada.

“O setor de cana parou nos últimos 15 anos em termos de inovações. A última grande inovação foi a mecanização e, depois, nada – bem diferente das outras culturas. Só agora que estamos voltando a pensar em diferentes tipos de plantio, por exemplo, para tentar retomar a produtividade”, afirma Meneghin, reforçando a importância de algumas mudanças para que o setor alcance bons resultados.

Confira, na versão completa, os caminhos aos quais a inovação pode levar, a influência do mercado global de açúcar nos números brasileiros e as primeiras estimativas para a safra 2019/20.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou