Cana: Plantio

Intenção de plantio aponta investimento em novas variedades de cana

Pesquisa do IAC demonstra menor concentração varietal e boas escolhas para 2021/22 em grande parte do Centro-Sul


NovaCana - 17 mar 2021 - 10:10

“O cerne é ter uma boa variedade: a boa genética é a base de tudo”. A fala do gerente de desenvolvimento de produtos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Mauro Violante, resume o sentimento dos envolvidos com programas de melhoramento genético de cana-de-açúcar.

Em dezembro de 2021, durante a apresentação dos dados do Censo Varietal realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Violante se uniu aos pesquisadores do IAC e a outros representantes dos programas de variedades para comentar o que este mercado oferece para os produtores.

A intenção de plantio dos produtores do Centro-Sul ao longo de 2020 indica uma perspectiva de insistência em espécies mais velhas, mas a concentração varietal deve cair. As duas principais variedades que foram plantadas – a RB966928 e a RB867515 –, por exemplo, ocupam 23,4% da área pesquisada e têm 10 e 23 anos de lançamento, respectivamente.

A CTC4, por sua vez, foi a terceira mais plantada, com 10,2%, e possui 15 anos de lançamento. Em 2019, ela havia sido a mais cultivada, ocupando 13,4% da área, enquanto as duas primeiras de 2020 vinham logo atrás, com mais de 24% de ocupação quando somadas.

A redução nas concentrações de variedades pode indicar um alento para o setor. A queda na participação dos principais cultivares demonstra certa diversificação no campo, o que pode proporcionar maior segurança biológica e, consequentemente, maior produtividade.

A pesquisa foi realizada em 166 unidades, com uma área correspondente a 738,38 mil hectares, sendo o maior estudo de intenção de plantio do país . A coleta de dados foi feita entre setembro e novembro de 2020, buscando entender quais variedades estavam sendo plantadas para a safra 2021/22 em diante – ou ainda seriam cultivadas, já que a maior parte do plantio ocorreu no verão.

Confira, na versão completa, restrita para assinantes, a análise do que será colhido neste e nos próximos anos, com comentários e indicações das melhores variedades.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x