Açúcar: Exportação

[Ranking] As maiores exportadoras de açúcar em 2021

Copersucar aparece na dianteira com 2,83 milhões de toneladas exportadas, 11,4% do total nacional


NovaCana - 24 fev 2022 - 13:48

Depois de uma safra de recordes em 2020/21, o setor sucroenergético viu uma queda brusca de produtividade na temporada seguinte, muito devido aos problemas climáticos, como seca, geadas e até mesmo queimadas. Como consequência, houve também uma diminuição na fabricação tanto de etanol como de açúcar.

Enquanto em 2020 a produção do adoçante chegou a 41,53 milhões de toneladas, o ano passado registrou 35,11 milhões de toneladas, retração de 15,4%. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com menos matéria-prima disponível no mercado e o etanol sendo comercializado a preços mais vantajosos que no ano anterior, o volume de adoçante – e sua exportação – também caiu. Segundo números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, 27,25 milhões de toneladas da commodity foram enviadas a outros países, queda anual de 11%.

O montante é um pouco maior do que o computado pela agência marítima Williams, 24,98 milhões de toneladas, originados de 128 empresas. A divergência é justificada pelas metodologias utilizadas, uma vez que a Williams considera apenas as exportações por porão de navio e contabiliza os valores declarados nos portos.

Segundo os números da agência marítima, a exportação nacional de açúcar caiu 8,7% no ano ante as 27,36 milhões de toneladas registradas em 2020, maior total da série histórica iniciada em 2011.

No ranking das maiores empresas exportadoras de açúcar do Brasil em 2021, houve uma troca de posições. A Copersucar passou a ser a nova líder, deixando para trás a segunda colocação, que ocupava desde 2013. Em seguida aparece a Raízen, que encabeçou a lista por sete anos consecutivos.

exportacao ranking 030222 jpeg block

Confira na versão completa (exclusiva para assinantes):

- Volumes totais exportados em 2021
- As 30 maiores exportadoras de açúcar e a variação em relação a 2020
- Histórico e detalhamento das exportações das cinco maiores empresas
- Principais destinos do açúcar brasileiro
- Exportação do adoçante por porto


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x