Usinas

Usinas

Usina produtora de biodiesel pode se tornar a primeira certificada para o RenovaBio

Diretoria da ANP deve apresentar hoje (17), em reunião, a certificação de usina da JBS no programa


NovaCana - Publicado: 17 Out 2019 - 08:06

A JBS está perto de receber autorização para começar a emitir Créditos de Descarbonização (CBios). Com isso, ela pode ser a primeira produtora de biocombustíveis a concluir sua certificação no RenovaBio.

A emissão do certificado de produção eficiente de biocombustíveis para o grupo empresarial está na pauta para ser votada durante a reunião da Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que acontecerá nesta quinta-feira (17).

A princípio, não está claro qual das duas usinas do grupo terá sua certificação apresentada. Ambas as unidades – a de Campo Verde (MT) e a de Lins (SP) – já realizaram suas respectivas consultas públicas.

Presumivelmente, a usina de Lins teria precedência. A pauta menciona especificamente a JBS S.A. e não a Biocamp – razão social pelo qual a usina de Campo Verde opera.

A unidade paulista teve seu processo de consulta pública iniciado no começo de maio passado, mas ele teve que ser paralisado depois que foi identificado um problema com a RenovaCalc, a calculadora do programa.

Segundo a documentação apresentada durante a consulta pública, a nota de eficiência energético-ambiental da usina em Lins é de 79,6 gCO2eq/MJ, enquanto a da planta mato-grossense é de 80,4 gCO2eq/MJ.

Isso permite que as unidades emitam um CBio para cada 378,9 e 375,1 litros de biodiesel fabricado, respectivamente.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com