NovaCana

Unica perde associados, enxuga estrutura e tem corte no orçamento

colhedera cana 080414Entidade sente os reflexos da crise e tenta se adaptar à nova realidade do mercado
NovaCana 2 min de leitura
O fechamento de usinas e a crise sucroenergética plenamente instalada provocam efeitos que atingem e desfalcam a maior entidade de classe do setor

Principal entidade de classe do setor sucroenergético, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) também sente a crise das usinas e destilarias processadoras de cana-de-açúcar. Ao menos quatro associadas – Cevasa (Cargill), Santa Adélia (com três unidades), Nardini e Aralco – deixaram a entidade recentemente.

Os cortes chegaram ainda ao orçamento e culminaram com a redução da estrutura da Unica. O orçamento da entidade, que chegou no passado a R$ 40 milhões, hoje não passa de R$ 35 milhões, segundo apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

No mês passado, a Unica fechou o escritório em Ribeirão Preto (SP) e manteve apenas dois representantes, que trabalham de casa, na cidade.

"A saída de associados preocupa muitíssimo. É muito fácil no período de aperto decidir sair e deixar de contribuir", disse a presidente da entidade, Elizabeth Farina. "A saída é por questão financeira, basicamente, e é um momento de muita preocupação com as usinas."

Mercado menor

Entre os desafios enfrentados pelo mercado está a redução na exportação de etanol para os EUA em 650 milhões de litros em 2014, na comparação com 2013. Isso deve levar o volume negociado com o mercado americano para menos de 2 bilhões de litros neste ano.

A Unica tenta junto com outras entidades do setor fazer com que esse excedente possa ser consumido internamente, por meio do aumento da mistura do etanol anidro à gasolina, hoje em 25%, para até 27,5%. Mas a presidente da entidade admite o pessimismo em relação a qualquer negociação com o governo federal este ano. "Em ano eleitoral, a possibilidade de mudança no cenário do setor é pequena."

Fonte: Agência Estado
Compartilhar: