

Produção quinzenal de açúcar: Foram produzidas 3,65 mil toneladas do adoçante no período em questão.

Produção quinzenal de etanol: A produção de etanol de milho representou 94% da fabricação do produto na segunda quinzena de janeiro, com 95,37 milhões de litros no período. Já o volume do biocombustível de cana foi de 5,99 milhões de litros, fazendo com que a produção total atingisse 101,36 milhões de litros, sendo 94,26 milhões de hidratado e 7,10 milhões de anidro.

Oferta extra: Conforme o relatório da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), além do etanol de milho e dos estoques das usinas, a oferta do renovável também veio da importação, que é ampliada na entressafra. Foram 177,72 milhões de litros em janeiro, conforme a Secretaria de Comércio Exterior. “Deste total importado no mês, 95,76 milhões de litros foram registrados em portos do Centro-Sul”, detalha o documento.
ATR quinzenal: Durante os quinze dias avaliados, o ATR por tonelada de cana das usinas foi de 149,68 kg, um aumento de 46,36% ante ao mesmo período do ano passado, em que o indicador era de 102,27 kg/t.
Moagem acumulada: No acumulado, entre o início da safra 2019/20 até 31 de janeiro, a moagem chegou a 578,81 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,69% ante o igual período do ano anterior.


Produção acumulada de açúcar: No acumulado, as usinas produziram 26,48 milhões de toneladas de açúcar contra as 26,36 milhões do mesmo período da temporada passada.
Produção acumulada de etanol: Quanto ao biocombustível, o volume totalizou 32,3 bilhões de litros, sendo que 9,88 bilhões são de anidro e 22,42 bilhões, de hidratado. Do total, 1,24 bilhão de litros foram provenientes do milho, 101,7% a mais que o volume apurado no mesmo período da safra anterior.

Vendas quinzenais de hidratado: Nos últimos quinze dias de janeiro, foram comercializados 877,44 milhões de litros do biocombustível.
Vendas mensais de etanol: Em janeiro, as vendas de etanol por parte das usinas do Centro-Sul atingiram 2,55 bilhões de litros, uma queda de 5,5% em relação a janeiro de 2019. Do total, 67,06 milhões de litros foram destinados à exportação e 2,49 bilhões, ao mercado interno.
Conforme o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, “estamos observando o funcionamento natural do mercado, com preços direcionando as relações de oferta e demanda. As regras claras e a ampla informação disponível a todos os agentes permitem que o mercado funcione de maneira eficiente”.
Vendas mensais de hidratado: Conforme o relatório, as vendas de hidratado indicaram “um ajuste de mercado esperado para o período de entressafra”. Foram comercializados 1,75 bilhão de litros pelas unidades, 4,3% a menos ante o mesmo período do ciclo passado.
Vendas mensais de anidro: No mercado doméstico, foram comercializados 735,47 milhões de litros, 6,3% a menos que em janeiro de 2019.
Avaliação do consumo: De acordo com o relatório, o consumo em janeiro será melhor avaliado após a publicação dos dados de vendas de combustíveis pelas distribuidoras. “As informações de vendas das unidades produtoras oferecem uma primeira indicação da dinâmica do mercado, mas é preciso avaliar o movimento de estoque no elo de distribuição ou mesmo de outros comercializadores ao longo da cadeia do etanol”, detalha.
Vendas acumuladas de etanol: Do início da safra até janeiro deste ano, foram vendidos 28,54 bilhões de litros de etanol – destes, 19,96 bilhões foram de hidratado e 8,58 bilhões, de anidro. Do total, 1,64 bilhões foram destinados ao mercado externo e 26,90 bilhões, para as vendas domésticas.
O volume comercializado internamente representa um crescimento de 9,48% na comparação com a última safra. "Se forem consideradas apenas as vendas internas de hidratado, que somaram 19,40 bilhões no acumulado desde o início da safra, o aumento chega a 10,93% em comparação a igual período do último ano-safra”, conforme o relatório.
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR