A safra de milho do Brasil 2023/24 está estimada em 133 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo do recorde de 133,2 milhões de toneladas de 2022/23, cuja colheita está entrando na reta final, informou nesta segunda-feira, 28, a empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets.
A maior parte desta produção se concentra na segunda safra, que será plantada somente no ano que vem. A área plantada total teria um crescimento de 400 mil hectares, para 22,6 milhões de hectares.
Por enquanto, alguns produtores brasileiros já estão semeando a primeira safra nos estados ao Sul.
O incentivo para plantar milho no Brasil é menor do que para plantar soja, disse o analista Pedro Schicchi, em referência aos preços mais baixos, destacando que a área plantada também crescerá menos.
“Além disso, não temos uma perspectiva tão boa para os rendimentos, e os resultados de 2022/23 foram espetaculares contra todas as probabilidades. Portanto, estimamos a produção em níveis similares a 2022/23, mesmo com o crescimento da área, já que os resultados deste ano podem não se repetir”, avaliou.
A produtividade média foi vista em 5,9 toneladas por hectare, versus recorde de 6 toneladas na temporada anterior.
Roberto Samora