Informe publicitário

Informe publicitário

Programa Acordo Paulista abre seu primeiro edital

Está aberto o edital de Transação Excepcional para os contribuintes do estado de São Paulo


Informe publicitário - H Neto Consultoria Empresarial - Publicado: 21 Fev 2024 - 07:02
https://www.novacana.com/images/temas/pessoas/hilton-neto-200224.jpg

O advogado Hilton Neto destaca que essa é uma grande oportunidade para as empresas do setor diminuírem seus passivos junto à Fazenda Estadual

O ano de 2024 se inicia com boas notícias aos contribuintes do estado de São Paulo. Desde o início de fevereiro, encontra-se vigente o primeiro edital relacionado ao programa “Acordo Paulista”, um conjunto de medidas que visam facilitar aos contribuintes paulistas a quitação de seus débitos e desburocratizar as pendências junto ao governo estadual.

O edital em questão é o PGE/Transação nº 01/2024, o qual traz disposições relativas a débitos de ICMS que tiveram a incidência de juros de mora regrados pela Lei nº 13.918/09 ou pela Lei nº 16.497/2017. O prazo para a adesão à Transação se iniciou em 7 de fevereiro e terminará em 29 de abril de 2024.

Assim, os contribuintes que possuírem débitos que se enquadrem nestes requisitos poderão firmar, junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), Transação Tributária com significativas vantagens, tais como:

  • Parcelamento em até 120 (cento e vinte) meses
  • Utilização de valores que estejam penhorados administrativa ou judicialmente para pagamento da dívida e/ou da entrada
  • 100% de desconto em juros de mora
  • 50% de desconto para multas e demais juros e encargos legais
  • A possibilidade da utilização de precatórios, bem como de créditos acumulados de ICMS e do produtor rural, para o adimplemento dos débitos

O advogado Hilton Neto destaca que essa é uma grande oportunidade de as empresas do setor diminuírem seus passivos junto à Fazenda Estadual. Hilton é sócio fundador da H Neto Consultoria Empresarial e, há mais de 15 anos, atua na recuperação de créditos de ICMS para o setor sucroenergético no estado de São Paulo e na gestão de débitos tributários e não tributários perante a SEFAZ/SP.

Hilton salienta também que se espera, ainda, a regulamentação da Transação para os chamados débitos não tributários (como multas ambientais), os quais, em especial para algumas usinas de açúcar e álcool, representam uma significativa parcela da dívida com a Fazenda Paulista. Afinal, durante muitos anos, houve um descompasso entre as normas ambientais aplicáveis ao setor e a conduta da CETESB na lavratura de Autos de Infração.

Ele destaca, por fim, que os regramentos preveem hipóteses em que é vedada a realização da Transação, sendo, portanto, de primordial importância que os contribuintes que tiverem interesse em aderir estejam amparados por uma consultoria especializada.

De toda forma, a Transação nº 01/2024 se apresenta, desde já, como o primeiro passo de uma positiva fase de oportunidades aos contribuintes no estado de São Paulo, gerando boas expectativas para as próximas etapas do Acordo Paulista.

Outros destaques

Acompanhe as notícias do setor
Assine nosso boletim

Outros Destaques

Usinas
Raízen negocia venda de mais quatro usinas de cana-de-açúcar
Raízen negocia venda de mais quatro usinas de cana-de-açúcar
Financeiro
“Estamos nos dedicando a corrigir os erros que cometemos”, diz Ometto sobre Raízen
“Estamos nos dedicando a corrigir os erros que cometemos”, diz Ometto sobre Raízen
Internacional
Como o conflito entre Israel e Irã afeta o agronegócio do Brasil
Como o conflito entre Israel e Irã afeta o agronegócio do Brasil
Investimento
Empresa dos EUA deve investir R$ 2,3 bilhões em fábrica de SAF em Maringá (PR)
Empresa dos EUA deve investir R$ 2,3 bilhões em fábrica de SAF em Maringá (PR)