Por Nicolle Monteiro de Castro*
Em meio às preocupações do mercado com a queda na produção de açúcar das usinas do Centro-Sul, a avaliação da S&P Global Platts para o preço do produto que será embarcado em maio (FOB Santos) fechou em 16,39 centavos de dólar por libra-peso em 15 de abril, alta de 6,64% na semana e de 62,92% no ano, desconsiderando impostos.
O contrato de maio representa o próximo vencimento de futuros de açúcar negociados na ICE em Nova York. Seu valor subiu 11,35% entre 1º de abril, início oficial da safra 2021/22, e ontem, 15, à medida em que foram divulgadas perspectivas de uma redução ainda maior na produção do adoçante na região.
Enquanto alguns traders sugerem que o Centro-Sul pode ter menos cana-de-açúcar do que o inicialmente estimado e, portanto, menor potencial para a produção de açúcar, outros argumentam que o volume total do adoçante deve permanecer próximo a 36 milhões de toneladas.
Os traders que não estão preocupados com a menor disponibilidade de açúcar acreditam que, apesar da possível queda na moagem, a qualidade da cana seria favorável para a maximização da produção da commodity, garantindo o fornecimento esperado.
A análise completa – incluindo perspectivas para o abastecimento doméstico de etanol – está disponível no texto exclusivo para assinantes.
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR