Usinas

Usinas

Morre José Pedro Andrade, executivo da usina Cerradão


RPA News - Publicado: 30 Out 2023 - 10:16

Na manhã deste domingo, 29, morreu José Pedro Andrade, uma figura importante para o segmento canavieiro e que atuava como presidente do conselho de administração da usina Cerradão.

Em nota em seu perfil da rede social Instagram, a usina Cerradão lamentou a morte do executivo, aos 64 anos. “Sua partida deixa um vazio imensurável no coração de todos os colaboradores, colegas e parceiros. Seu legado perdurará como um farol a guiar os rumos desta empresa e como um exemplo de retidão, ética e paixão pelo trabalho”.

Zé Pedro, como era conhecido, nasceu dentro de um engenho de cana-de-açúcar, pois era filho de pais produtores de cana e aguardente. Em entrevista concedida à RPAnews em 2017, ele contou que desenvolveu, desde muito pequeno, uma relação bastante forte com a cana-de-açúcar, cultura a qual dedicou toda a sua vida. “Nasci em meio a cana-de-açúcar. Meus pais tinham um engenho de aguardente e isso fez com que eu desenvolvesse uma ligação muito forte com o setor”, disse à RPAnews.

Andrade ficou muitos anos à frente da usina Pitangueiras – controlada pela família –, mas em 2006, uma parceria daria início a usina Cerradão, localizada em Frutal (MG). A operação efetiva da companhia iniciou no ciclo 2009/10. O executivo acabou saindo da usina Pitangueiras e revelou, na época da entrevista, que o fim da sociedade com irmão foi bastante amigável e natural. “Hoje, eu e meu irmão só em rancho, pescando e curtindo a vida [risos].”

Zé Pedro deixou sua esposa, Maria Artêmia de Castro Andrade, dois filhos e uma neta. Ele era apaixonado pela família e adorava jogar tênis e pescar.

Cidadão honorário

Na semana passada, a Câmara de Frutal realizou uma solenidade de entrega de título de cidadão honorário ao executivo. A autoria foi do vereador Jarbinhas Despachante e a entrega ocorreu na sessão de segunda-feira, 23. No seu discurso, o autor do projeto salientou que Andrade prestou relevantes serviços para a comunidade de Frutal.

“É um empreendedor que mudou a vida de muitas famílias, já que a usina emprega quase 4 mil pessoas direta e indiretamente”, salientou.

Na tribuna, José Pedro Andrade agradeceu. “Estou aqui há 17 anos; formamos uma sociedade e creio que daqui não saio mais”, afirmou.

O velório ocorre até as 10h30 desta segunda-feira, 30, no Velório Municipal de Pontal (SP). Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério Municipal de Pontal.