NovaCana

Incêndio de grandes proporções destrói armazém de açúcar da Cargill-Biosev em Santos

Um incêndio atingiu na madrugada desta segunda-feira, 20, o Armazém III do Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag), administrado pela Cargill

Reuters 2 min de leitura

Um incêndio destruiu nesta madrugada um armazém de açúcar no Porto de Santos, em terminal de exportação da Cargill e da Biosev, subsidiária da Louis Dreyfus.

O fogo no armazém foi debelado antes de as chamas chegarem a um outro silo, afirmou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), acrescentando que os bombeiros estão trabalhando no rescaldo.

"O armazém inteiro foi queimado", informou a assessoria de imprensa da Codesp.

Não havia informação sobre o volume de açúcar queimado ou se o equipamento para carregar o produto, conhecido como "shiploader", foi atingido.

O Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (Teag) é uma joint venture em partes iguais entre Cargill e a Biosev.

"Não houve feridos. Os bombeiros já controlaram o fogo, que não atingiu o segundo armazém. A causa do incêndio está sendo apurada, bem como a quantidade de açúcar atingida. O Teag conta com seguro para as edificações, equipamentos e estoque".

O armazém atingido tem capacidade para 110 mil toneladas, disse a analista Nicolle Castro, da SA Commodities, que monitora o movimento de navios de açúcar nos portos brasileiros.

"De acordo com informações não oficiais, havia 50 mil toneladas (no momento do incêndio)", afirmou Nicolle.

O primeiro contrato do açúcar bruto negociado em Nova York não mostrou reação imediata às notícias do incêndio. Por volta das 10h20, operava em leve alta de 0,24 por cento, a 16,66 centavos de dólar.

Segundo Nicolle, é possível que o Teag, onde estava o armazém, não consiga operar tão cedo. "Temos que aguardar para ver quais são as projeções das empresas."

Dentro do terminal, há um armazém para grãos.

Chamas começaram no armazém 3 e chegaram até o 4 na madrugada desta segunda-feiraIncêndio destrói armazém de exportação de açúcar da Cargill no Porto de Santos

Isso permite exportações de grãos pelo terminal quando o centro-sul do Brasil não está em período de safra de açúcar.

Segundo a Codesp, o incêndio foi comunicado às autoridades portuárias às 5h50 desta segunda-feira.

Em agosto, um incêndio atingiu um armazém de açúcar da empresa de logística da Cosan no porto.

O incidente ocorreu depois que outro incêndio em outubro de 2013 atingiu terminal açucareiro da Copersucar, o maior do Brasil, causando uma disparada nos preços da commodity.

Fotos do incêndio do Armazém da Cargill no Porto de Santos

Compartilhar: